Oficinas Matemáticas
A calculadora parabólica é assim chamada por possibilitar fazer multiplicações com números inteiros (até números reais) com o auxílio de uma parábola representada por uma função quadrática. A atividade pode ser aplicada com licenciandos e estudantes da educação básica, tanto do 1º ano do ensino médio (utilizando os conteúdos de função afim e quadrática) como o 3º ano do ensino médio (utilizando conteúdo de geometria analítica).
PESOS E EQUAÇÕES
Esta atividade contém balanças de dois pratos (material já adquirido) e pesos de diferentes tamanhos. Tais pesos devem ser construídos pelos próprios estudantes envolvidos na oficina.
A ideia é utilizar diferentes pesos de modo a obter o equilíbrio da balança e, com isso, associar esse equilíbrio a igualdade das equações.
CALCULADORA PARABÓLICA
Esta é a descrição da sua atividade. Descreva as opções disponíveis, além dos prazos importantes, requisitos ou compromissos de tempo necessários, para que os alunos entendam o que está envolvido. Não se esqueça de incluir uma imagem ou vídeo divertido!
MEDIDAS INACESSÍVEIS
Após breve introdução para conhecimento do teodolito com o auxílio de slides, have a construção do mesmo com materiais reaproveitados. Formamos 5 grupos distribuídos no laboratório de matemática. Esta oficina foi dividida em duas partes (dois dias): a primeira houve a construção do teodolito, em seguida cada grupo fez a resolução de um problema para obter uma medida inacessível com o uso da trigonometria e o material construído (teodolito). Por fim, discutimos a importância do uso de materiais reaproveitados.
CONSTRUINDO TRIÂNGULOS COM PALITOS
A proposta é estudar a função afim. Para isso, basta construir triângulos com palitos fazendo uma associação da quantidade de triângulos construídos e p número de palitos usados.